Biênio 2015-2016
 
Diretor: Lêda Guimarães
Colaboradores: Ana Cristina Figueiredo, Ana Martha Wilson Maia, Andrea Rolo, Beth Karam Magalhães, Elza Marques Lisboa de Freitas, Francisca Menta, Hena Lemgruber, José Alberto Ferreira, Patricia Guimarães, Patricia Paterson e Simone Bianchi.
Bibliotecária: Jessica Nogueira Gomes
 
A Biblioteca da EBP-Rio é um espaço vivo de elucidação do ato de leitura, de formação crítica do leitor, mas, sobretudo um espaço de preservação da obra de Freud, do ensino de Lacan, da orientação de Jacques-Alain Miller e demais autores psicanalíticos, tanto os clássicos quanto os contemporâneos.

Está inscrita na Federação Internacional de Bibliotecas de Orientação Lacaniana – FIBOL – sob a direção de Judith Miller.

Além de espaço privilegiado que muito tem contribuído para a formação permanente dos analistas da Escola fundada por Lacan, tem suas portas abertas a pesquisadores que procuram beneficiar-se do seu precioso acervo. Juntamente com textos psicanalíticos, possui obras de autores de outros campos de saber e, por meio de permutas com outras bibliotecas, procura manter-se sempre em dia com os avanços da psicanálise, através da aquisição de periódicos nacionais e internacionais. Possui também vídeos com conferências, palestras e entrevistas de colegas e pensadores da psicanálise ou de áreas afins.

Ultrapassando suas portas e mesmo as portas da nossa Escola, tem promovido encontros e debates na cidade, através de parcerias enriquecedoras, como a que temos com o Consulado da França.

Nossa originalidade de funcionamento é, entretanto, unificada através de um boletim eletrônico, BIBLIÔ, confeccionado pela equipe nacional das bibliotecas da EBP, pelos diretores de bibliotecas membros da FIBOL e pelos coordenadores das bibliotecas em formação.

Possuímos também uma publicação própria – Arquivos da Biblioteca – uma revista específica da biblioteca que tem tido uma publicação anual. Nessa revista, publicamos conferências nacionais ou internacionais, sobre temas psicanalíticos, além de seções sobre o passe na Escola, sobre a política lacaniana, o analista e as mulheres e etc.

Temos mantido um livro de sugestões, disponível aos usuários da biblioteca, onde podem sugerir a compra de livros e periódicos que venham a ampliar nosso acervo.

Nossa bibliotecária presta uma ajuda inestimável em pesquisas bibliográficas e outros serviços de sua competência.
 
Fernando Coutinho Barros