TEMAS DA CLÍNICA PSICANALÍTICA

Um panorama sobre a sexualidade: da Rainha Vitória à internet

A psicanálise nasce quando Freud, através da escuta de seus próprios pacientes, destaca a questão da sexualidade como central na constituição do sujeito e no arranjo civilizatório. Constrói, a partir daí, conceitos fundamentais, pilares da teoria, norteadores da clínica, revisitados, retrabalhados, e reorientados pela posterior leitura de Lacan.
As mudanças nos tempos, com consequências na subjetividade, exigem que o psicanalista esteja atento à sua época, releia permanentemente seus conceitos fundamentais e também acompanhe os efeitos da própria psicanálise nas transformações da sexualidade. Rever essas transformações é um modo de se buscar estar a altura das questões clínicas contemporâneas com seus desafios.
É fundamental acompanhar as várias áreas de saber e, ao mesmo tempo, garantir a singularidade da abordagem psicanalítica – que não se confunde com a sexualidade biológica, nem com a apreensão sócioantropológica desse tema.
O curso pretende fazer um percurso na teoria psicanalítica, destacando o surgimento e os avanços nos principais conceitos fundamentais da sexualidade. O foco será a clínica dos impasses subjetivos que a sexualidade, inevitavelmente, traz.

Metodologia:
O curso será ministrado em dois módulos, um em cada semestre.
Eles funcionarão através de aulas expositivas, leitura de textos e apresentação de fragmentos clínicos.
Cada módulo terá como suporte alguns textos básicos que serão enviados antecipadamente aos alunos inscritos.

Módulo I:Fundamentos conceituais para uma abordagem da sexualidade em psicanálise

Buscaremos percorrer os principais textos de Freud que abordam a relação da sexualidade com a subjetividade, destacando a releitura de Lacan sobre os mesmos.
Pretendemos ainda acompanhar as transformações conceituais necessárias para abordar as questões clínicas contemporâneas apresentadas a partir dos discursos de gênero.

Datas: (às quintas-feiras) 16, 23 e 30 de março; 6 e 13 de abril; 04, 11, 18 e 25 de maio; 01, 08 e 22 de junho.

Módulo II:Os impasses da sexualidade nas instituições

Visaremos discutir os impasses da sexualidade sob as modalidades em que se apresentam nas diferentes instituições, tais como: na família, na escola, nas Universidades, nas organizações não governamentais e outras.
Utilizaremos textos de Freud e Lacan que abordam questões fundamentais da clínica e o possível diálogo com a psicanálise aplicada.

Datas: (às quintas-feiras) 10, 17, 24 e 31 de agosto; 14, 21 e 28 de setembro; 05, 19 e 26 de outubro; 09 e 16 de novembro.

O curso será ministrado por:
Ana Tereza de Faria Groisman
Jeanne Marie Costa Ribeiro
Maria Inês Lamy
Ondina Machado
Marcia Zucchi (coordenação)
Sarita Gelbert (coordenação)

Local: Rua Capistrano da Abreu n. 14, Humaitá - Sede do ICP-RJ
Horário: de 19h30 às 21h00
Valor: R$ 200,00 por cada módulo